martes, 26 de julio de 2011

Mozilla quiere construir sistema operacional móvil

La Idea es abrir espacio para una nueva generación de aplicativos, lista para funcionar via web en cualquier smartphone.

A Mozilla lançou um novo projeto para a construção de um sistema operacional para dispositivos móveis que vai executar aplicativos essencialmente via web.
“Queremos (...) preencher as lacunas que impedem os desenvolvedores web de construir aplicativos que sejam (...) de todas as formas (...) iguais aos apps nativos para iPhone, Android e Windows Phone 7”, escreveu um grupo de desenvolvedores da Mozilla em uma página wiki sobre o projeto.
O projeto é chamado de Boot to Gecko (B2G) e os desenvolvedores afirmam que o plano é criar um “sistema operacional completo, standalone, para a web aberta”.
O objetivo é semelhante ao citado pela Google quando começou a trabalhar no Android. Em um debate sobre o B2G, Andreas Gal, um dos desenvolvedores-chefes, declarou que o intuito final era “quebrar o estrangulamento de propriedade de tecnologias no mundo dos dispositivos móveis”.
Tentativas
Hoje os desenvolvedores precisam reescrever os aplicativos para funcionar em diversas plataformas de smartphones. Na década passada, muitos tentaram criar tecnologias para que os desenvolvedores pudessem construir um aplicativo uma  só vez e fazê-los funcionar em vários sistemas operacionais móveis, mas as tentativas não deram certo.
Com o advento do HTML5, alguns desenvolvedores indicam que cada vez mais aplicativos móveis poderão rodar em um navegador e, ao mesmo tempo, aparentar e dar a sensação de ser um app nativo. Mas a maioria concorda que o HTML5 está um pouco distante dessa meta.
A ideia não é ter aplicativos que funcionem apenas no Firefox, informaram os desenvolvedores. “Não estamos tentando ter aplicativos nativos para o Firefox, tentamos fazê-lo funcionar na web”, escreveram os engenheiros da Mozilla na página do B2G.
Partes do Android
Os desenvolvedores da Mozilla esperam usar partes do Android para cumprir os objetivos. “Pretendemos usar o mínimo possível do sistema operacional da Google”, escreveu Mike Shaver, um dos desenvolvedores-chefes do projeto, no fórum sobre o B2G. É provável que o kernel e os drivers do Android sejam usados porque oferecem um ponto de partida.
Os desenvolvedores disseram que irão trabalhar “de forma aberta”, divulgando o código-fonte em tempo real, e consultarão os grupos gestores de padrões sempre que tiverem de lidar com módulos importantes.
“Esse projeto está na infância; algumas partes dele chegaram às nossas cabeças hoje, as outras ainda não foram totalmente exploradas”, publicaram os desenvolvedores, no  site da empresa.
(Nancy Gohring)
Fonte: http://idgnow.uol.com.br/mercado/2011/07/26/mozilla-quer-construir-sistema-operacional-movel/
CCBU
KST

No hay comentarios:

Publicar un comentario