jueves, 8 de septiembre de 2011

Mensaje de Luiz Fernando Gomez S para C. Ginga Bolivia

POr su importancia, les transcribo el mensaje de Luiz Fernando Gomes S. sobre la TVD y Ginga  

Essa última mensagem não me permite ficar calado.
Fique tranquilo Cesar. A luta continua, mas vamos vencer.
É sempre assim quando se quer mudar os paradigmas. Mensagens como esta “... foi apenas um sonho” é um desserviço ao país, e um atentado à inclusão social. As pessoas devem tomar cuidado com o que falam e com que escrevem. Devem pesquisar antes de emitir opinião pública. Não seria só uma pena se a interatividade fosse um sonho, seria uma vergonha. O Brasil vendeu esse sonho a 12 países e não vai ser irresponsável a esse ponto. Eu acredito sinceramente nisso. Nós da academia não seremos.
Mas vamos com calma. Será que o Ginga é ainda só um sonho? Vejamos: Na minha conta (o que significa que a contabilidade é por baixo), foram criadas, só no Brasil, 13 empresas para o desenvolvimento do Ginga e ferramentas. Algumas dessas empresas já são hoje de médio porte. Elas empregam, no total, mais de 1.000 profissionais de nível superior (ou seja, emprego de alto valor agregado). Note que nem incluo a área de produção de conteúdo, pois desconheço.
Na Comunidade Ginga do  http://www.software/ public.gov.br existem mais de 54 prestadoras de serviço cadastradas.  No Brasil já existem hoje mais de 2.000.000 de TVs com Ginga. Isso mesmo. Por que as empresas não fazem propaganda? Porque falta conteúdo. Na Argentina o Ginga é uma realidade. Mais de 1.200.000 set-top boxes com Ginga-NCL e licitação em marcha para mais 3.000.000, inclusive para notebooks, etc. A Comunidade Ginga no Brasil conta com mais de 10.500 brasileiros desenvolvedores e 1.000 estrangeiros (mais de 30 países). Além dela, temos as comunidades Ginga na Argentina, Chile, Peru, Equador e Bolívia.
Será que o Ginga não é sucesso? Que software desenvolvido na América Latina já foi instalado em mais de 5.000.000 de máquinas?  Ginga-NCL é padrão mundial ITU-T.  Nunca o Brasil teve um padrão na área de TICs na sua íntegra. Por que ninguém alardeia essa vitória da academia e do país? Porque não interessa. Entre outras coisas porque Ginga-NCL é software aberto, não pertence a ninguém, nem ao país, mas ao mesmo tempo pertence a todos. Ginga-NCL é software livre.
Existe hoje mais de 200 pessoas treinadas nas TVs Comunitárias, Pontos de Cultura e outros coletivos audiovisual prontos para inundar o mercado com aplicativos, assim que for sanada a maior resistência à inclusão: o direito de transmissão da produção. Nesse sentido, um total de 24 Instituições de ensino e pesquisa estão unidas na proposição do projeto IPTV.br. O direito ao conhecimento de como produzir já está sob total controle. Mas continuamos alertas. Não é atoa o nome Ginga. Foi o movimento da nossa luta pela libertação. Agora é nosso movimento na luta pela inclusão.
Não se preocupe César, mas fiquemos alertas. 
Abraços,Luiz Fernando

No hay comentarios:

Publicar un comentario